As exportações brasileiras de produtos avícolas para a China, que estavam suspensas desde 16 de maio, data do registro de um caso de gripe aviária em plantel comercial em Montenegro (RS), estão novamente liberadas a partir desta sexta-feira (7).
“Com base nos resultados da análise de risco de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP) fica suspensa a proibição a partir da data deste anúncio”, diz comunicado emitido pela Administração Geral de Alfândegas, órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais chinês.
Antes da suspensão, a China era o principal destino do frango brasileiro, sendo responsável por 13% dos embarques da proteína brasileira. Apenas ao longo do ano passado o Brasil exportou para lá 561 mil toneladas de carne de frango, o que gerou US$ 1,288 bilhão em vendas externas.
As autoridades brasileiras buscavam retomar a exportação de frango para a China desde o fim de junho, após a conclusão do caso de gripe aviária e da recuperação do status de país livre de gripe aviária em plantel comercial com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal.
(Com informações de Alerta Paraná)

