Pecuária

Abertura da Tanzânia para produtos da avicultura e da suinocultura traz novas oportunidades

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebra o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre a abertura do mercado da Tanzânia para produtos de aves e suínos do Brasil. A informação foi confirmada hoje pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, em evento realizado em Brasília (DF).

A decisão das autoridades tanzanianas permitirá a exportação de carne e produtos de aves e suínos, ovos férteis e pintos de um dia, além de outros produtos agropecuários brasileiros, marcando um novo capítulo na ampliação da presença nacional no continente africano.

A Tanzânia, com cerca de 70 milhões de habitantes (63% de cristãos e 33% de muçulmanos), é o quarto país mais populoso da África Subsaariana e deverá alcançar 140 milhões de habitantes até 2050, segundo projeções das Nações Unidas. O país também tem um setor de turismo e hospitalidade altamente dinâmico, que responde por mais de 17% do PIB tanzaniano e emprega 11% da força de trabalho, com destaque para o turismo de safári e os destinos litorâneos – segmento que é um importante canal de demanda para produtos avícolas e suinícolas, impulsionando o consumo fora do lar e o fornecimento a redes hoteleiras e gastronômicas.

“Essa expansão populacional, associada ao crescimento do turismo e da urbanização, reforça o potencial de consumo do país — especialmente em produtos alimentares de alto valor nutricional e com estabilidade de oferta”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Em 2024, a Tanzânia importou 8,8 mil toneladas de carne de frango, das quais cerca de 70% tiveram origem no Brasil, 20% vieram dos Estados Unidos e 4% da Turquia. “A totalidade desse comércio se concentrava na região autônoma de Zanzibar.  Com a nova abertura, é ampliado o acesso a todo o território tanzaniano, com potencial de crescimento consistente”, analisa o presidente da ABPA.

No caso da carne suína, há potencial incremento da demanda externa. Segundo dados do Trademap, a Tanzânia importa atualmente cerca de 100 toneladas de carne suína por ano, em sua maioria provenientes do Quênia (67%), da União Europeia (26%) e do Reino Unido (3%). A abertura para o produto brasileiro cria um novo canal de fornecimento competitivo e de alta credibilidade sanitária.

Conforme Santin, apesar do baixo consumo per capita atual de proteínas  – em carne de aves, por exemplo, é estimado em 2 quilos por habitante, conforme a FAO –, o potencial de expansão é significativo, especialmente com o avanço da renda, da urbanização e da modernização do varejo alimentar local. “A Tanzânia representa uma nova oportunidade para a proteína animal do Brasil. É um mercado de grande potencial, com população em rápido crescimento e alta dependência de importações. A abertura anunciada pelo Ministro Carlos Fávaro e pelo Secretário Luís Rua reforça a confiança internacional na qualidade e na segurança dos nossos produtos, além de ampliar a presença brasileira em um continente estratégico”, destaca Ricardo Santin, presidente da ABPA

(Com ABPA)

Redação Agro7

Sobre o Agro7 O Agro7 é um portal de notícias especializado em agronegócio, criado para oferecer informação clara, atualizada e confiável a produtores rurais, cooperativas, profissionais do setor e a todos que vivem o dia a dia do campo. Nosso compromisso é conectar o leitor às principais tendências, dados de mercado, novidades tecnológicas, políticas públicas, clima, sustentabilidade e aos desafios e oportunidades que movem o agro brasileiro e mundial. Com uma linha editorial independente e orientada pela credibilidade, o Agro7 busca traduzir temas complexos em conteúdo acessível, reunindo análises, reportagens, entrevistas e artigos produzidos por especialistas do setor. Nosso objetivo é apoiar a tomada de decisão e fortalecer o conhecimento de quem participa da cadeia produtiva que mais impulsiona o país. Mais do que um portal de notícias, o Agro7 é um espaço de informação, diálogo e construção de futuro — onde o agro é visto com profundidade, responsabilidade e inovação.

Compartilhar
Publicado por
Redação Agro7

Matérias recentes

Show Rural recebeu 430,3 mil pessoas e movimentou R$ 7,5 bilhões em 5 dias

 A 38ª edição do Show Rural Coopavel recebeu, em cinco dias de visitas técnicas, de…

13 de fevereiro de 2026

BRDE libera R$ 434,3 milhões em contratações do Banco do Agricultor no Show Rural

Com o fim do Show Rural Coopavel 2026 nesta sexta-feira (13), o Banco Regional de…

13 de fevereiro de 2026

Qualidade da forragem é decisiva para a produtividade do rebanho

A qualidade da forragem é um fator decisivo para a saúde animal e o sucesso…

13 de fevereiro de 2026

Coopavel impulsiona inovação e expansão na piscicultura no Show Rural 2026

A 38ª edição do Show Rural Coopavel dedica um espaço especial à piscicultura, evidenciando o…

13 de fevereiro de 2026

TRF4 dá aval ao uso do Código Florestal no Cadastro Rural

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu um recurso de…

13 de fevereiro de 2026

Em alta: Produtor triplica soja após 38 anos de Show Rural

O agricultor Ademir Fontana repetiu, nesta semana, um ritual que pratica há 38 anos. Acompanhado…

13 de fevereiro de 2026

This website uses cookies.