ABPA celebra retomada do pre-listing para exportações de carne de aves à UE
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre a retomada do sistema de pré-listing para as exportações de carne...

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre a retomada do sistema de pré-listing para as exportações de carne de aves (carne de frango, carne de peru e de pato) à União Europeia (UE). A informação, que foi comunicada pelo Ministro Carlos Fávaro, marca um novo momento nas relações comerciais e sanitárias entre o Brasil e o bloco europeu.
O modelo de pré-listing havia sido suspenso em 2018. Nesse contexto, de acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, sua retomada representa um reconhecimento da confiança e da robustez do sistema brasileiro de inspeção e controle sanitário.
“Com a medida, o Brasil volta a ter autonomia para indicar e habilitar estabelecimentos exportadores que cumpram integralmente os requisitos europeus, agilizando processos e ampliando a previsibilidade nas relações com a União Europeia”, ressalta.
Atualmente, cerca de 30 plantas frigoríficas brasileiras estão habilitadas a exportar carne de frango para o bloco europeu. Com o retorno do pre-listing, esse número deverá crescer gradualmente nos próximos meses, permitindo que novas agroindústrias e cooperativas acessem um mercado de alto valor agregado.
Historicamente, a União Europeia é um dos principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango. Antes da suspensão do pré-listing, o Brasil chegou a embarcar mais de 500 mil toneladas anuais para o bloco. Em 2024, foram 231,9 mil toneladas exportadas. Entre janeiro e setembro de 2025, o volume acumulado foi de 137,2 mil toneladas. Também foi um dos maiores destinos de carne de peru do Brasil, com mais de 50 mil toneladas importadas anualmente antes da suspensão. O mercado também é importador de carne de pato do Brasil.
“A retomada do pre-listing é um avanço significativo e um sinal claro de confiança da União Europeia no sistema brasileiro de controle sanitário. O trabalho conduzido pelo Ministro Carlos Fávaro, pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e pelo Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, em conjunto com suas equipes, vêm fortalecendo ainda mais a credibilidade internacional do Brasil e promovendo avanços concretos na ampliação do acesso a mercados estratégicos”, destaca Santin.
(Com ABPA)
Links úteis
Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos nas Redes sociais
-
1Agricultores paralisam Madrid contra acordo UE-Mercosul
-
2Negócios totais do Sicoob, em três dias, chega a R$ 3,24 bilhões, no Show Rural
-
3Leite em crise: produtores do Paraná se unem para sobreviver
-
4Copel recua e suspende notificações no campo
-
5Em alta: Produtor triplica soja após 38 anos de Show Rural









