Energia rural: entidades se unem para reduzir quedas no campo
Uma reunião realizada na última quinta-feira (22), no Sindicato Rural de Toledo, reuniu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), dos Sindicatos Rurais de Toledo e...

Uma reunião realizada na última quinta-feira (22), no Sindicato Rural de Toledo, reuniu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), dos Sindicatos Rurais de Toledo e Palotina e da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para buscar soluções conjuntas diante das frequentes quedas de energia em propriedades rurais da região.
O encontro, articulado pelo representante do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, teve como foco principal a construção de parcerias para a limpeza da vegetação sob as linhas de transmissão. A medida é considerada essencial para prevenir interrupções no fornecimento de energia e evitar danos à rede elétrica no meio rural. Produtores também participaram da reunião e puderam expor suas demandas.
Desligamentos programados
Como encaminhamento prático, ficou definida a programação de desligamentos temporários para viabilizar as primeiras ações de limpeza no interior do município. Em Novo Sarandi, o desligamento ocorrerá nesta terça-feira (27), das 13h30 às 18h30, na chave 03570. Já no dia 5 de fevereiro, no mesmo horário, os trabalhos ocorrerão na chave 07904. Em cada intervenção, 13 propriedades rurais serão afetadas.
Como comunicar ocorrências
Outro ponto alinhado foi o procedimento para o registro de quedas de energia. Moradores da área rural devem abrir protocolo diretamente junto à Copel. Caso haja demora no atendimento, o Sindicato Rural poderá ser acionado para intermediar o contato com a concessionária, reforçando que o primeiro chamado deve sempre ser feito à Copel.
O secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, destacou o caráter conciliatório da reunião. “Não adianta os produtores brigarem com a Copel ou maltratarem os funcionários em campo. Isso não resolve. A proposta é unir forças — produtores, Copel, sindicatos e Secretaria — para resolver o problema e reduzir as faltas de energia. A união acelera a solução”, afirmou.
Também participaram do encontro a representante do Departamento do Poder Público da Copel, Kelly de Lima, e o gerente da Base de Serviços, Hemerson Orcesi, que prestaram esclarecimentos técnicos aos produtores. Estiveram presentes ainda a coordenadora de Proteína Animal, Karolyne Filadelfo, o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, e o representante do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott.
(Com Prefeitura de Toledo)
Links úteis
Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos nas Redes sociais
-
1Agricultores paralisam Madrid contra acordo UE-Mercosul
-
2Negócios totais do Sicoob, em três dias, chega a R$ 3,24 bilhões, no Show Rural
-
3Leite em crise: produtores do Paraná se unem para sobreviver
-
4Copel recua e suspende notificações no campo
-
5Em alta: Produtor triplica soja após 38 anos de Show Rural












