Araucária com folhas em tom de verde e vermelho, em um campo coberto de gelo. Foto de São Joaquim.
A Serra catarinense amanheceu com geada nesta quinta-feira, dia 20, deixando plantas e carros cobertos por uma fina camada de gelo. Este é o segundo registro do fenômeno em um período de dez dias.
Segundo o climatologista Márcio Sônego, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Bom Jardim da Serra registrou temperatura mínima de 2,4°C, enquanto São Joaquim marcou 2,9°C. Estações particulares registraram mínimas ainda menores, próximas de 0°C.
Conforme o especialista, a geada não é incomum na região e pode acontecer em qualquer época do ano. Para ocorrer, o fenômeno depende de noites de céu limpo, ausência de vento e temperaturas próximas de 0°C. “Geada é o orvalho que congela. É muito frequente no inverno e pode ocorrer até mesmo no verão em São Joaquim”, explicou.
A neve, porém, segue outro padrão. De acordo com Sônego, ela é muito mais difícil de ocorrer, pois exige a presença de uma massa de ar polar intensa. “Geralmente neva somente entre junho e agosto. É muito raro, mas já ocorreu em abril, maio e setembro”, pontuou.
(Com Portal Engeplus)
A 38ª edição do Show Rural Coopavel recebeu, em cinco dias de visitas técnicas, de…
Com o fim do Show Rural Coopavel 2026 nesta sexta-feira (13), o Banco Regional de…
A qualidade da forragem é um fator decisivo para a saúde animal e o sucesso…
A 38ª edição do Show Rural Coopavel dedica um espaço especial à piscicultura, evidenciando o…
A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu um recurso de…
O agricultor Ademir Fontana repetiu, nesta semana, um ritual que pratica há 38 anos. Acompanhado…
This website uses cookies.