Meio Ambiente

Operação ambiental destrói estruturas ilegais na APA de Guaraqueçaba

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou nesta semana uma ação de fiscalização ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, na região do Superagüi, no Litoral do Estado, no âmbito do Verão Maior Paraná. A operação resultou na identificação de pontos de crimes ambientais e na destruição de estruturas ilegais utilizadas para caça e extração de recursos naturais.

A ação foi coordenada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), e teve como foco a verificação de construções irregulares e de estruturas utilizadas em práticas ilícitas em áreas de difícil acesso.

Os trabalhos se concentraram especialmente na região do Canal do Varadouro, com objetivo de coibir crimes contra a fauna e a flora, irregularidades na pesca e outras infrações ambientais, reforçando a proteção dos recursos naturais.

De acordo com o tenente Omar Bail Filho, do BPMA, a ação foi motivada por denúncias de construções irregulares na área protegida. “Inicialmente, fizemos a análise de imagens de satélite da região para avaliar a possibilidade de chegar aos pontos exatos dos ranchos. Posteriormente, realizamos sobrevoo com helicóptero para apoio logístico e de segurança para os policiais que estavam na ação em campo”, explicou.

Foto: PMPR

Durante quatro dias de operação, as equipes percorreram mais de 30 quilômetros de trilhas em meio à Mata Atlântica e fizeram mais de sete horas de patrulhamento náutico em baías e rios da região. Uma aeronave do BPMOA auxiliou na identificação de pontos suspeitos, na segurança das equipes em solo e no apoio logístico das atividades.

Como resultado, foram identificados diversos pontos de extração ilegal de palmito juçara, cinco estruturas típicas de caça conhecidas como “trepeiros” e quatro ranchos clandestinos utilizados para caça ilegal, extração de produtos de origem vegetal e indícios de mineração irregular.

Devido à distância dos locais, à inviabilidade de transporte dos materiais e à dificuldade de identificar os responsáveis, as estruturas foram destruídas no local. Um proprietário foi notificado para prestar esclarecimentos e apresentar autorizações referentes a outras duas construções identificadas.

Ainda segundo o tenente Omar Bail Filho, a ação possibilitou a identificação de outras situações de crimes ambientais, como a derrubada de árvores nativas da região, além de mais caminhos que também podem conter construções irregulares que continuarão sendo monitoradas pela PMPR para ações futuras.

(Com informações AEN/PR)

Redação Agro7

Sobre o Agro7 O Agro7 é um portal de notícias especializado em agronegócio, criado para oferecer informação clara, atualizada e confiável a produtores rurais, cooperativas, profissionais do setor e a todos que vivem o dia a dia do campo. Nosso compromisso é conectar o leitor às principais tendências, dados de mercado, novidades tecnológicas, políticas públicas, clima, sustentabilidade e aos desafios e oportunidades que movem o agro brasileiro e mundial. Com uma linha editorial independente e orientada pela credibilidade, o Agro7 busca traduzir temas complexos em conteúdo acessível, reunindo análises, reportagens, entrevistas e artigos produzidos por especialistas do setor. Nosso objetivo é apoiar a tomada de decisão e fortalecer o conhecimento de quem participa da cadeia produtiva que mais impulsiona o país. Mais do que um portal de notícias, o Agro7 é um espaço de informação, diálogo e construção de futuro — onde o agro é visto com profundidade, responsabilidade e inovação.

Compartilhar
Publicado por
Redação Agro7

Matérias recentes

BRDE libera R$ 434,3 milhões em contratações do Banco do Agricultor no Show Rural

Com o fim do Show Rural Coopavel 2026 nesta sexta-feira (13), o Banco Regional de…

13 de fevereiro de 2026

Qualidade da forragem é decisiva para a produtividade do rebanho

A qualidade da forragem é um fator decisivo para a saúde animal e o sucesso…

13 de fevereiro de 2026

Coopavel impulsiona inovação e expansão na piscicultura no Show Rural 2026

A 38ª edição do Show Rural Coopavel dedica um espaço especial à piscicultura, evidenciando o…

13 de fevereiro de 2026

TRF4 dá aval ao uso do Código Florestal no Cadastro Rural

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu um recurso de…

13 de fevereiro de 2026

Em alta: Produtor triplica soja após 38 anos de Show Rural

O agricultor Ademir Fontana repetiu, nesta semana, um ritual que pratica há 38 anos. Acompanhado…

13 de fevereiro de 2026

Soja puxa safra histórica no Brasil

A safra brasileira de grãos 2025/26 vem com boas notícias para o campo. A produção…

13 de fevereiro de 2026

This website uses cookies.