Paraná bate recorde na produção de grãos e mantém liderança nacional em 2025
O Paraná consolidou em 2025 sua posição de destaque no agronegócio brasileiro. Dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Estado...

O Paraná consolidou em 2025 sua posição de destaque no agronegócio brasileiro. Dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Estado respondeu por 13,5% da produção nacional de grãos, ficando atrás apenas do Mato Grosso (32%) e à frente de Goiás (11,3%) e Rio Grande do Sul (9,3%).
Safra recorde impulsiona o Paraná
O desempenho paranaense foi impulsionado por uma safra histórica. No prognóstico de dezembro, o Paraná registrou uma das maiores variações positivas do país, com crescimento de 49 mil toneladas, chegando a 46,8 milhões de toneladas em 2025, o maior volume da série histórica do IBGE.
O IBGE projeta que o Paraná deve manter o protagonismo em 2026, com aumento de 1,5% na produção estadual, enquanto outros importantes produtores, como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, devem registrar retrações. A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 339,8 milhões de toneladas, crescimento de 4,2 milhões de toneladas em relação à previsão anterior.
Feijão: liderança nacional consolidada
O Paraná é líder na produção de feijão da primeira safra, com estimativa de 191,1 mil toneladas, representando 19,4% do total nacional. Na segunda safra, o Estado deve colher 553,5 mil toneladas, garantindo 42,8% da produção brasileira e superando o Mato Grosso.
Milho e soja também registram crescimento
Na segunda safra de milho, o Paraná deve produzir 17,3 milhões de toneladas, equivalente a 16,5% do total nacional, consolidando-se como segundo maior produtor do país.
Na soja, o Estado alcançará sua maior safra da história, com 22,1 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% em relação a 2025, permanecendo como segundo maior produtor nacional.
Paraná reafirma força no agronegócio
Com resultados consistentes e projeções positivas, o Paraná reforça sua liderança no agronegócio brasileiro, combinando produtividade, tecnologia e sustentabilidade em meio a desafios climáticos e de mercado.
Links úteis
Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos nas Redes sociais
-
1Agricultores paralisam Madrid contra acordo UE-Mercosul
-
2Negócios totais do Sicoob, em três dias, chega a R$ 3,24 bilhões, no Show Rural
-
3Leite em crise: produtores do Paraná se unem para sobreviver
-
4Copel recua e suspende notificações no campo
-
5Em alta: Produtor triplica soja após 38 anos de Show Rural












