Foto: © MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA/DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, fabricação, distribuição e consumo do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras. Segundo a agência, o produto tem origem desconhecida e era vendido por meio da plataforma online Shopee. Além disso, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, apontada no rótulo como importadora, encontra-se extinta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A empresa responsável pela marca Terra das Oliveiras não foi localizada para se manifestar.
A Anvisa também determinou restrições à comercialização de outros dois produtos alimentícios.
O sal grosso da marca Marfim, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, teve o lote 901124 suspenso após reprovação em teste que apontou teor de iodo insatisfatório. O lote deverá ser recolhido, conforme publicação no DOU.
Em nota, a M. Gomes Praxedes esclareceu que a medida se restringe exclusivamente ao lote 901124, produzido em 2024, que já foi rastreado e está em processo de recolhimento. A empresa destacou que não há suspensão dos demais produtos da marca. Informou ainda que reforçou os procedimentos de iodação e orienta consumidores e distribuidores a entrarem em contato pelos canais oficiais caso tenham o lote afetado.
Já o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, fabricado pela JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios, com data de fabricação de 25 de junho de 2025, foi proibido por apresentar lote não identificado e reprovação no teste de ácido sórbico, conservante utilizado para evitar a proliferação de microrganismos.
A empresa São Benedito informou que colaborou com as autoridades assim que foi notificada e realizou ajustes nos processos internos para garantir que os produtos estejam dentro dos padrões sanitários. Em nota, ressaltou que o uso do conservante tem como objetivo assegurar a segurança alimentar e preservar a qualidade do doce de leite.
(Com Agência Brasil)
A 38ª edição do Show Rural Coopavel recebeu, em cinco dias de visitas técnicas, de…
Com o fim do Show Rural Coopavel 2026 nesta sexta-feira (13), o Banco Regional de…
A qualidade da forragem é um fator decisivo para a saúde animal e o sucesso…
A 38ª edição do Show Rural Coopavel dedica um espaço especial à piscicultura, evidenciando o…
A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu um recurso de…
O agricultor Ademir Fontana repetiu, nesta semana, um ritual que pratica há 38 anos. Acompanhado…
This website uses cookies.