Últimas Notícias

Estado dispensa licenças para reconstrução de casas em Rio Bonito

O Instituto Água e Terra (IAT) publicou nesta terça-feira (11) uma portaria que dispensa por 180 dias a necessidade de autorizações, licenças e outorgas ambientais para a execução de obras emergenciais em municípios em situação de calamidade pública. A medida do órgão estadual beneficia diretamente os esforços concentrados na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná, que foi fortemente atingido por um tornado na última sexta-feira (7).

A medida permite a realização, de forma imediata, ações de reconstrução de moradias e outras estruturas danificadas, além de obras de cascalhamento de estradas, recuperação de pontes e prevenção de novos acidentes. A alteração tem ligação direta com a autorização do Governo do Estado para que a Cohapar inicie o processo de contratação para a construção de 320 casas populares, destinadas às famílias que perderam completamente suas moradias.

Segundo presidente do IAT, Everton Souza, o objetivo é garantir agilidade nas respostas e permitir que os municípios possam iniciar a reconstrução o quanto antes, sem burocracia. “Estamos lidando com uma situação de emergência que exige rapidez e coordenação”, afirmou.

Durante a vigência da portaria ficam dispensadas as autorizações, licenças e outorgas do IAT para a execução, em caráter de urgência, de obras destinadas à prevenção e mitigação de acidentes em áreas urbanas e rurais. A dispensa é aplicável a todos os municípios paranaenses com situação de emergência homologada pelo Governo do Estado.

Ela também complementa outro documento publicado no começo do mês em razão das fortes chuvas em algumas cidades. O Paraná tem 34 cidades em situação de emergência ou calamidade pública.

(Com AEN/PR)

Redação Agro7

Sobre o Agro7 O Agro7 é um portal de notícias especializado em agronegócio, criado para oferecer informação clara, atualizada e confiável a produtores rurais, cooperativas, profissionais do setor e a todos que vivem o dia a dia do campo. Nosso compromisso é conectar o leitor às principais tendências, dados de mercado, novidades tecnológicas, políticas públicas, clima, sustentabilidade e aos desafios e oportunidades que movem o agro brasileiro e mundial. Com uma linha editorial independente e orientada pela credibilidade, o Agro7 busca traduzir temas complexos em conteúdo acessível, reunindo análises, reportagens, entrevistas e artigos produzidos por especialistas do setor. Nosso objetivo é apoiar a tomada de decisão e fortalecer o conhecimento de quem participa da cadeia produtiva que mais impulsiona o país. Mais do que um portal de notícias, o Agro7 é um espaço de informação, diálogo e construção de futuro — onde o agro é visto com profundidade, responsabilidade e inovação.

Matérias recentes

Show Rural recebeu 430,3 mil pessoas e movimentou R$ 7,5 bilhões em 5 dias

 A 38ª edição do Show Rural Coopavel recebeu, em cinco dias de visitas técnicas, de…

13 de fevereiro de 2026

BRDE libera R$ 434,3 milhões em contratações do Banco do Agricultor no Show Rural

Com o fim do Show Rural Coopavel 2026 nesta sexta-feira (13), o Banco Regional de…

13 de fevereiro de 2026

Qualidade da forragem é decisiva para a produtividade do rebanho

A qualidade da forragem é um fator decisivo para a saúde animal e o sucesso…

13 de fevereiro de 2026

Coopavel impulsiona inovação e expansão na piscicultura no Show Rural 2026

A 38ª edição do Show Rural Coopavel dedica um espaço especial à piscicultura, evidenciando o…

13 de fevereiro de 2026

TRF4 dá aval ao uso do Código Florestal no Cadastro Rural

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu um recurso de…

13 de fevereiro de 2026

Em alta: Produtor triplica soja após 38 anos de Show Rural

O agricultor Ademir Fontana repetiu, nesta semana, um ritual que pratica há 38 anos. Acompanhado…

13 de fevereiro de 2026

This website uses cookies.